Quando nos motivamos e investimos coragem ao nosso auto-conhecimento, podemos, à medida que avançamos, ir melhor compreendendo e ultrapassando falsas idéias sobre nós mesmos, como ainda fortalecendo nossos recursos.
Esse caminho nos leva, de olhos bem abertos, a percebermos que somos nós os responsáveis pela nossa vida, vez que são inúmeras as ocasiões nas quais "terceirizamos" nossas dificuldades e vitórias.
Sabemos que não é tarefa fácil. Requer coragem, tolerância, acolhimento e vontade de mudança. Assim sendo, procedamos, passoa passo, à construção de um inventário de recursos e limitações
Sabemos que não é tarefa fácil. Requer coragem, tolerância, acolhimento e vontade de mudança. Assim sendo, procedamos, passoa passo, à construção de um inventário de recursos e limitações
É muito importante que ao vivenciarmos esse processo autoavaliativo, possamos também aprender a diminuir nossas defesas, exigências, desculpas e projeções. É significativo que fiquemos atentos a como estamos nos relacionando com o nosso presente.
.
Iniciemos esse percurso fazendo as seguintes reflexões:
Que pensamentos e ações me fazem andar ? Em que bases estou construindo meus sonhos e projetos? Quais as crenças que sustentam minha vida? Quais as crenças que me libertam e quais as que me aprisionam? O que atribuo ao outro que sinto que é responsabilidade minha? Qual a minha fala amiga? E inimiga? O que posso olhar com mais flexibilidade? O que preciso manter?...
Calma... A reflexão requer, primordialmente, observação atenta e serenidade. As perguntas acima são apenas idéias de roteiro que voce poderá modificar, complementar, questionar, esperar... Até porque esse movimento já é uma reflexão focada no auto- conhecimento.
Esse passeio interior poderá ser mais profundo e ameno se o fizermos auxiliado pela nossa espiritualidade, essa compreendida numa dimensão maior, transcendente. Ela nos ajuda nos dando mais Luz , acolhimento e sabedoria.
Olhar de forma clara e inteira para o "nosso espelho", nos coloca em uma experiência continuada da compreensão dos nossos significados e da nossa existência. Teremos mais chances de conseguirmos como resultados, escolhas mais conscientes, amadurecimento, readequação entre sentimento e pensamento, e a melhoria do nosso relacionamento, seja ele interno e com o outro.
Se ainda não começamos esse percurso, e, se realmente desejamos fazer essa "viagem", é melhor que comecemos agora, vez que as estradas são repletas de surpresas e atalhos, todavia levam a um mesmo lugar: A compreensão e o acolhimento da nossa condição humana, mas principalmente ao caminho da busca de uma vida mais cheia de significado e harmonia.
Em qual espelho voce se olha?Lígia Oliveira- Terapeuta de Casal e Família
Nenhum comentário:
Postar um comentário