As brigas entre casais poderão ser construtivas, quando os parceiros procuram desenvolver formas de crescerem juntos.
As brigas comprometerão o relacionamento quando a intenção é magoar, criticar, diminuir....O foco do conflito deixa de ser o fato em si e torna-se pessoal, repetindo-se o mesmo repertório de mútuas acusações, deixando pelo caminho marcas de revolta e dor. Assim sendo não permitem, aos cônjuges, novos olhares, criativas soluções.
Importante observar o mapa dessas discussões: se as estradas repetem as mesmas paisagens, se o casal discute por conteúdos passados ou atuais e se suas estradas apresentam abertura para novos caminhos.
As brigas também são oportunidades para que o casal trabalhe a sua individualidade, possa reconhecer o espaço um do outro e o conjugal, compartilhe suas diferenças, e consiga condições de se soltar das suas expectativas infantis, idealizadas, romanceadas.
Por outro, lado não permitir que as emoções de raiva, dúvidas, mágoas, sejam explicitadas pode agravar o conflito, como ainda dificultar a vivência e o aprofundamento da intimidade afetiva.
Importante entender que às vezes, torna-se necessário "dá um tempo" quando a discussão fica muito acirrada. Depois o casal precisa conversar sobre o que aconteceu, e procurar compreender os limites de cada um, a fim de não investir em brigas infrutíferas.
Listo, nesse espaço, algumas "dicas" de comportamento para reflexão dos casais em situações de conflito, baseada na literatura sobre o tema:
Procurar criar condições para: Se fixar no tema da discussão atual; Não monopolizar a fala; Não trazer assunto antigos e recorrentes; Saber o momento da sua fala e da fala do outro; Não se deter em perguntas que tenham como intenção irritar, culpar, criticar ; não ser o dono da verdade.
Quando os parceiros percebem que a relação vale a pena, é inteligente emocional e afetivamente desenvolver esforços conjuntos à aprendizagem de habilidades de comunicação para a melhoria do clima a dois.
Para refletir:
O que o casal percebe que está vivenciando semelhante ao texto?
Em relação a ações concretas o que voces precisam mudar? Para que?
Lígia Oliveira -Terapeuta de casal e familiar
Adorei o texto! Vou refletir sobre ele. Obrigada
ResponderExcluirFico feliz em poder contar com sua leitura e reflexão.
ExcluirEspero estar ajudando na melhoria do seu dia a dia.
Lígia