Muitas são as famílias e casais que nos procuram e trazem com eles o sofrimento e a esperança da melhoria do clima relacional. Nós terapeutas familiares de forma curiosa e respeitosa, ouvimos a história de cada um, facilitando para que o diálogo e a escuta sejam aprendizados de todos.
Em terapia de casal e família desenvolvemos os seguintes objetivos gerais:
- Estudar junto aos familiares e o casal o problema dito como principal e as suas dificuldades recorrentes, visando compreender o que desencadeou o problema, o que concorre para sua manutenção, quais os recursos possíveis à melhoria do relacionamento, rede de apoio afetiva, social, econômica...
- Exercitar a compreensão da importância do falar e do ouvir, procurando entender que conversar pode também significar discordar.
- Aprender a se comunicar de forma clara, verdadeira, respeitando os limites individuais, familiares e conjugais.
- Gerar entendimento familiar e conjugal no sentido de ver o problema como responsabilidade de todos e não somente daquele que apresenta o sintoma.
- Trabalhar para que o casal e a família possa expor seus sentimentos sem precisar desviá-los para comportamentos agressivos, ressentidos, vingativos.
- Aprender a observar o padrão de comportamento nocivo e trabalhar, para substituí-lo por outros mais saudáveis.
Importante ampliar o significado do processo terapêutico não só como um local onde vamos para falar dos nossos problemas, mas também exercitar habilidades e talentos.
Lígia Oliveira- Terapeuta de Casal e Família
Nenhum comentário:
Postar um comentário