segunda-feira, 5 de março de 2012

Uma Sessão de Terapia Familiar Sistêmica







Faço parte de uma equipe terapêutica que atende em consultório dentro do formato sistêmico com equipe reflexiva. O que vem a ser isso, perguntam os mais curiosos? Vamos lá. Somos ao todo tres profissionais em atendimento. Dois profissionais no campo com os familiares: um terapeuta e um co- terapeuta. O terapeuta desenvolve uma função mais próxima e interativa com a família. O co- terapeuta atua fazendo algumas intervenções, ao mesmo tempo que registra, através de escrita, recortes de falas dos familiares.
 
Mais no canto da sala se posiciona o terceiro terapeuta que é chamado de membro reflexivo.Sua função é observar, silenciosamente, a terapia, e, em dado momento falar algumas reflexões sobre o processo. A atuação desse membro reflexivo, após explicação aos familiares sobre o seu papel ( o que é feito no início da terapia), acontece quando é dada a permissão pelos clientes. Esses ouvem as observações, silenciosamente, e depois, se queiserem fazem comentários dirigindo esses ao terapeuta de campo. Assim sendo, os terapeutas de campo prosseguem a terapia até ao final da sessão.
 
Esse formato reflexivo nos fornece uma grande riqueza de olhares, possibilidades e condições para um maior aprofundamento de estudo sobre o caso. Em situações pertinentes, algumas falas registradas nas sessões anteriores podem ser trazidas pela equipe terapêutica e contextualizadas no momento atual.
 
Nesses momentos são percebidos posturas de curiosidade, algumas vezes sentimentos de alegria pelos avanços vividos, ou de desânimo, fruto da avaliação de que pouca coisa mudou...
Trago aqui alguns recortes de falas experenciadas em terapia, tanto ditas pelos terapeutas como pelos clientes. Avalio que cada leitor, a seu modo, e na sua singularidade, possa refletir em algumas dessas falas  e fazer as suas reflexões.
 
   Recortes  de falas de processo terapêutico familiar:
 
   Dizem que no outro lado vão nos cobrar pelas nossas felicidades desperdiçadas..
   Até hoje, o que voce contaria sobre isso?
 
   Quantas mulheres /homens cabem dentro de voce? Como elas/ eles dialogam?
 
   Olhando sua relação familiar, o que voce colocaria em primeiro lugar na lista abaixo?
   Não quero------------------        Quero --------------------------   Tenho dúvidas-------------------
-
   Hoje posso entender que ninguém muda ninguém . Mudamos no encontro
 
   Hoje quero olhar bem dentro de mim e descobrir meu maior sinal de força.
 
   Que nota voce dá  para o seu relacionamento com voce mesmo?
 
   Falo tanto sobre gratidão. A quem eu dedico a minha gratidão?
 
   Nossas certezas muitas vezes bloqueiam nosso crescimento.
 
   Todo mundo na vida tem a lembrança de uma base segura. Quem foi a sua?
 
   Será que eu também ainda sou lembrança doída na vida de alguém?

                   Lígia Oliveira- Terapeuta familiar e de casal
                 
  


Um comentário: