domingo, 28 de julho de 2013

O Ninho Vazio e a Conjugalidade




Há um momento no ciclo da vida familiar em que os filhos se tornam adultos e independentes. Momento esse esperado pelos pais, todavia também temido, pois está na hora dos filhos seguirem  em frente e construírem suas próprias vidas.

Esse período conhecido como a "síndrome do ninho vazio" explica a vivência de um sentimento de perda dos pais da função primária do cuidar, como ainda da necessidade desses pais compreenderem a autonomia dos filhos, agora mais voltados a objetivos individuais e à exploração das condições sociais,  afetivas e profissionais internas,e do mundo lá fora. É chegado o momento que precisam andar sozinhos com a base que recebeu como herança da família.

Observamos que essa fase inicia-se com a saída do primeiro filho de casa, o que traz múltiplas mudanças nas funções e nos  papéis familiares.
No livro As Mudanças no Ciclo da Vida Familiar, Mcgoldrick, pag. 248, são sinalizadas as seguintes transições da fase em estudo:

    1-  A mudança de função do casamento;
    2--O desenvolvimento de relacionamento adulto entre os filhos adultos e seus pais;
    3- A expansão dos relacionamento familiar para incluir parentes por afinidade e netos;
    4- A oportunidade de resolver relacionamentos com os pais que estão envelhecendo.

Com a saída dos filhos de casa reaparece o casal, o que foi construído junto com "ele" e uma maior reflexão sobre o que o casamento representa para os cônjuges nesse momento.
Os filhos, nessa fase já desenvolveram suas próprias idéias e escolhas e fazem movimentos de aproximação e afastamento familiar. Os pais podem voltar sua atenção ao olhar e cuidados para seus pais, já idosos. Esse retorno dos pais à família de origem os colocam em contato mais próximo com a temporalidade da vida: o envelhecimento e a morte.

No tocante  à conjugalidade, o casal que tenha desenvolvido vínculos mais amorosos e saudáveis poderá reaprender a reestruturar a proximidade e intimidade, investindo melhor energia e atenção aos aspectos sexuais, e de companheirismo, como ainda desenvolver projetos individuais, não vivenciados pela falta de tempo com a criação dos filhos.

O casal que teve convivência conflituosa ou distante, no estágio pós criação dos filhos, tenderá a reacender o período das brigas ou também construírem um muro de distanciamento e se acostumarem com esse padrão de comportamento.

Solange Rosset, terapeuta de casal e familiar, no seu artigo, Casal na Fase do Ninho
 Vazio ,2009,realça uma visão proativa aos casais que estão começando a conjugalidade, sobre o viver bem a fase do ninho vazio. Diz Rosset:

" Para quem está iniciando a vida a dois, alguns cuidados devem ser tomados. Manter um espaço individual e do casal é um deles. O casal estará prevenindo as dificuldades futuras, se desde do início da união conseguirem manter atividades, interesses e relações individuais e pessoais. Ao terem filhos precisam preservar o espaço físico e emocional, bem como atividades e interesses particulares do casal, sem a participação e interferência dos filhos. Se mantiverem esses espaços, ao chegarem a fase em que voltarão a ser sozinhos, já terão o hábito,  os compromisso e os prazeres individuais e de casal."


                           Lígia Oliveira- Terapeuta de casal e família



       Base de leitura para o texto:
       Livro : As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar- McGoldrick-1995
      Artigo- Casal na Fase do Ninho Vazio- Rosset, Solange, 2009.







Nenhum comentário:

Postar um comentário