quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Nossa Fala: Conteúdo e Forma




Nossa Fala: Conteúdo e Forma
 

 Dia de terça feira.Manhã e tarde voltados ao atendimento de casais e famílias.

Em alguns clientes sinto uma energia de motivação que nos traz( a nós, terapeutas) um sentido de esperança do continuar da ação na busca por relacionamentos mais plenos e quem sabe, com frutos tendo maiores chances de gerarem férteis sementes.

Paro e fico pensando nas falas e gestos dos "meus casais e minhas famílias". Lembro daqueles  que se encaminham, passo a passo, no aprendizado do desenvolvimento da habilidade do falar e do ouvir construtivamente. Recordo cada esforço, deles, no sentido do cuidado com suas falas( às vezes conseguindo, outras não) para não mais magoar sensibilidades tão feridas. Presencio, ( me emociono) uma dança, que agora, tem um olhar mais voltado tanto ao conteúdo como com a forma, daquilo que, juntos, querem descortinar.

Observo nesses momentos a importância da intencionalidade básica no entendimento conjunto não só da força das palavras, mas também da atenção do poder à forma como elas  são proferidas.

Em alguns momentos, junto com eles, oriento  o esforço  para falarem mais baixo,ou disciplinarem o constante interromper, ou transformarem palavras mais duras e agressivas em movimentos mais suaves, nem por isso  menos verdadeiros. Observo ainda o cuidado desses casais e famílias à procura de palavras que traduzam seus sentimentos no aprendizado do não reforço ao olhar de acusação do dedo apontado ao outro...

Sinto e fico refletindo como aquelas pessoas, mediante esse caminho, estão trabalhando no fortalecimento do nós, e aprendendo que atitudes hostis não favorecem o amor, mas o afasta.

Vejo também nesse percurso, esses clientes procurando aprender o tom da moderação, que não viaja na acomodação, ou no faz de conta. Ao contrário, percebo neles uma vontade genuína de continuarem nessa "viagem" trabalhando condições à facilitação da harmonização de uma comunicação mais respeitosa, verdadeira e positiva.

                                       Lígia Oliveira- Terapeuta de família e casal

Nenhum comentário:

Postar um comentário