terça-feira, 7 de julho de 2015

Terapia de casal com casais homoafetivos- Recife




Atualmente, observamos um movimento voltado a um percurso gradativo e crescente, todavia ainda lento, da compreensão da diversidade dos formatos de casamento, entre um desses os casais homoafetivos.
 
É fato que o homoafetivo solteiro como ainda os que  formam um casal, na sua maioria, empreende um esforço grandioso para serem reconhecidos na sua orientação sexual como ainda na sua  conjugalidade.
 
 A terapia de casal com pessoas homoafetivas, como com qualquer tipo de casal, procura conjuntamente, com o cônjuges trabalhar voltados à compreensão do relacionamento conjugal mediante os problemas sistêmicos que constituem a formação do casal tais como: vida afetiva individual e do par, profissional, familiar, social,  espiritual...no entendimento de como essas vivências poderão afetar positivamente ou negativamente  à relação a dois.
 
É essencial  que o olhar terapêutico  desenvolva a compreensão da necessidade do casal entender que um dos principais caminhos ao conhecimento e ao relacionamento conjugal é a atenção a forma como os cônjuges elaboram a interação da vida individual  com a vida do par e vice versa.
 
Alguns casais homoafetivos trazem como problema temas relacionados  à sua orientação sexual como a não aceitação dos seus familiares, e também, um dos cônjuges ter como postura o segredo da homoafetividade, vivendo por essa razão, o casal, um relacionamento repleto de limites.
 
No que se referee a não aceitação dos familiares, a terapeuta de casal, MacGoldrick no seu livro As mudanças do ciclo da vida familiar orienta:
 
"Onde a família ampliada é extremamente negativa em relação ao casal, seja qual for a razão, não encorajamos os casais a assumirem uma perspectiva mais ampla, não tentando transformar a aceitação do seu casamento num evento de sim e não, mas  ir trabalhando gradualmente ao longo do tempo para construir pontes que a família de aproxime"( McGoldrick,pag.195)
 
De maneira geral os casais homos apresentam dificuldades, como qualquer casal, voltadas a assuntos  que se referem à área financeira, infidelidade, vida íntima, ciúme, individualidade, comunicação disfuncional ao lidar com diferentes crenças, padrões de comportamento,  heranças e convívio familiar...
 
Como terapeutas de casal investimos na compreensão de  que o processo terapêutico não tem como objetivo a união ou a separação do casal.
 
O objetivo da terapia conjugal é facilitar aos cônjuges a leitura e o aprofundamento dos significados das suas feridas, limites, recursos e possibilidades.
 
Desta forma trabalhamos todos juntos para que o casal aprenda a percorrer caminhos, nos quais se sintam responsáveis pelas suas escolhas e decisões, sejam essas para seguirem separados ou de mãos dadas.
 
Lígia Oliveira- Terapeuta de casal, família e psicanalista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário