terça-feira, 8 de maio de 2012

Crise e Superação : Terapia de Família e Casal




Resultado de imagem para PAISAGENS


Percebemos no processo da terapia, que os casais e as famílias com um olhar mais voltado à força e à resiliência( motivação para superar as dificuldades), desenvolvem melhores condições no enfrentamento dos desafios da vida e seus resultados contabilizam mais vitórias
.
Compreendemos essa não ser uma "postura" simples e fácil. Observamos o quanto esse caminho necessita de  um olhar cooperativo o qual demanda idas e vindas, como ainda as pessoas envolvidas nas dificuldades, saberem que poderão se alternar em momentos de doação, de força, paciência e otimismo realista,  mas também entenderem que terão situações onde poderão precisar do ombro e do afeto do outro.É um processo mútuo de apoio, trocas e construção.
Entendemos que os momentos de crise trazem aos casais e famílias a vivência ativa das diferenças, semelhanças, limitações, possibilidades, o que dependendo da ocasião intensificam os conflitos.
É comum em situações difíceis acontecer um período crítico, no qual vários acontecimentos complicam a dinâmica do relacionamento familiar e conjugal. Pode ocorrer o que denominamos de "onda de choque", ou seja, problemas sucessivos que originam novas dificuldades.
É importante que a Terapia Familiar e  de Casal procure junto aos clientes identificar as situações que desencadeiam os problemas, ações que perpetuam essas dificuldades como também os recursos de cada um, da família e do casal como um todo.
Procura-se investir em um olhar realista sobre os comportamentos que já foram vivenciados anteriormente em busca da superação, cuidando para não ter uma postura paralisada na crise. Caminha-se para melhoria da comunicação, explicitando-se falas, escutas, desejos, neecessidade, expectativas, medos... Junto, terapeuta e clientes, precisam descobrir os comportamentos destrutivos que alternam reclamações e silêncios que podem gerar e ampliar a crise familiar e conjugal, procurando ofercer aos clientes um contexto afetivo e protetor à compreensão de emoções tão carregadas de conflitos e dores.
O caminho segue trazendo movimentos de  enfrentamentos e as suas possíveis adaptações,  mediante as possibilidade e os limites das família e casais.
É importante salientar que em relação à superação familiar uma postura mais resiliente diante das dificuldades muito irá auxiliar uma compreensão mais ativa dos passos a seguir como facilitará o acesso de novas modelos de ação e aceitação.
Finalizando, cito Froma Walsh, estudiosa  em resiliência  que diz:"Quando o foco familiar ou conjugal é mais voltado à motivação para superação e ou aceitação dos obstáculos, os casais e famílias cada um a seu modo, compartilham vivências voltadas à prendizagem da adequação dos seus desafios com os seus recursos".
Avalio que esse é um caminho que construímos quando não queremos ficar apenas no primeiro passo .

Obs- Principais motivos para realização de terapia de casal e família:

    Conflitos constantes- brigas
    Problemas de comunicação
    Agressividade- verbal,física
    Problemas com a família de origem
    Desconfiança- Infidelidade
    Problemas na administração financeira
    Individualismo exagerado
    Alcoolismo- dependência química
    Depressão, transtornos de comportamento

   O casal ou a família entra em contato pelo telefone 9 99678834, ou pelo email, ligiaolivaaa@gmail.com, marcando uma entrevista inicial com a terapeuta.

Lígia Oliveira - Terapeuta de casal, família e psicanalista( individual).







Nenhum comentário:

Postar um comentário