quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Quem Voce Dedica a Sua Gratidão?





Sentada com um álbum de fotos no colo, pouco a pouco, reconstruia momentos vividos. Agora, com novo sentimento e sabor na alma: Gratidão.
 
Olhava para pessoas queridas, familiares, amigos muito próximos, e agradecia ao Grande Mestre, o momento presente e também tantos outros passados.
De repente, lá no fundo do sentir, me veio uma lembrança de uma pergunta que ficou na minha mente depois de uma palestra que participei: " A quem voce dedica a sua gratidão"?
Pensei em alguns rostos queridos, família, amigos presentes na minha vida, outros ausentes geograficamente, mas tão presentes nas minhas memórias.
 
"Gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, etc... ( Wikipédia).
 
 Alguns escritos sobre o tema, falam sobre o sentimento de dívida emocional que a gratidão pode despertar. Penso diferente. A vivência de um sentimento legítimo de agradecimento ,traz à nossa alma e  nossa essência a ampliação de sentimentos como a disponibilidade, o reconhecimento, a ternura e a motivação de retribuir amorosamente.
 
Quando nos abrimos para a gratidão, percebemos que nossa existência ganha mais serenidade e nosso coração começa a enxergar uma infinidade de bençãos, antes não olhadas. Nossa espiritualidade amplia e passa a colocar na nossa"lista espiritual", tantos e tantos momentos, muitas lembranças, que, agora, para nós, tem cores mais suaves, todavia, nem por essa razão menos vivas.
 
Os sábios nos levam a praticar o agradecimento voltado tanto para os fatos positivos como para os negativos. Reforçam a compreensão que em todos os espaços existem ensinamentos e oportunidades de aprendizagem e crescimento. Nesse momento, refleti acerca de pessoas que me fizeram  "mal". Todavia, hoje avalio o quanto também, essas experiências me fizeram olhar o outro lado da vida: o meu lado: minhas limitações, implicâncias, medos, projeções e também avanços.
 
Olhe, nesse momento, para voce e reflita sobre o seu caminho de agradecimento. Quem sabe se investir mais em uma atidude amorosa e concreta do exercício da gratidão, voce estará  acionando melhor uma energia curativa de luz, harmonizando seus padrões mentais, como ainda facilitando a entrada de mais leveza à vida?
 
Feche os olhos e, devagar reflita:
A quem voce dedica a sua gratidão ? O que voce teria para agradecer a voce mesmo?

OBS- Hoje, dentro dessa energia de gratidão, quero também agradecer a todos os meus queridos leitores, que amorosamente, me deram uma parte do seu tempo, desde o início do blog, janeiro de 2012, me ajudando através dos seus comentários, palavras de apoio e incentivo a chegar hoje, 18-07-12, na marca de 3099 páginas lidas.
A todos a minha sincera gratidão, Lígia Oliveira

3 comentários:

  1. Dedico minha gratidão ao meu querido pai, que me ajudou e ainda me ajuda muito a evoluir com suas sábias palavras!!E ao meu querido filho que,apesar de imaturo,me ensinou a ver a vida de um jeito diferente,mais leve, menos exigente com as pessoas e consigo mesmo.
    O que eu teria para agradecer a mim mesma,embora seja uma pergunta bastante complexa, acredito que seria a oportunidade ser feliz com as pequenas coisas da vida , não essa felicidade utópica que buscamos ao longo de nossas vidas,nessa ansiedade e busca infinita pelo ideal e perfeito, que não existem!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Vera:

      Encontrar felicidade nas pequenas coisas da vida.
      Muito sábio o seu comentário.
      Grata, Lígia

      Excluir