domingo, 23 de setembro de 2012

Oração: Palavras Que Acalmam





















Na  sala de espera de um consultório médico ouvi uma senhora falar para seu acompanhante: Nesse momento estou precisando de palavras que acalmem. Procurei ouvir a resposta do acompanhante, mas não consegui. Vi, apenas, um acenar de cabeça, de cumplicidade. Fiquei pensando no que aquela senhora queria dizer( parecia aflita), e no como o seu acompanhante teria compreendido aquele desabafo.
Depois do fato, essa fala ficou vibrando dentro de mim. Venho andando por um caminho que tem como parada final a Serenidade. Um lugar interno que me transmita ondas de paz e serenidade. Alguém,( meu querido terapeuta Filipe)já me fez refletir que nesse caminhar,o processo é mais importante que a linha de chegada. Hoje, aos poucos vou também aprendendo desse jeito. Que bom!Vamos incorporando falas e histórias daqueles que, em nossa vida, fizeram a diferença para melhoR.
Conversando comigo mesma, quantas vezes procurei por palavras, mensagens, idéias através das quais eu pudesse ter a serenidade mais presente na minha vida.
Então lembrei do livro: Ao Encontro Com Voce Mesmo, frei Angelino, 2004. Velhinho franzino, de voz mansa e quanta sabedoria!( Obrigada frei Angelino, obrigada Rúbia por ter me dado esse tão feliz presente).
Seus textos despertaram em mim mais amorosidade e paciência com aquilo que não podia mudar .Quantas das suas  palavras me traziam a seiva necessária para alimentar minha paz interior:

" Deus encontra um espaço para ultrapassar o que eu sinto no meu eu". Entendia o que ELE queria dizer:
"Conte comigo, minha presença nunca é uma ameaça para subjugar voce, para tornar voce dependente, mas como amigo articulado comigo, livremente e amorosamente. O Sopro vai cuidar de voce daquilo que estava sem controle".
Palavras que me ajudavam a repensar sobre meus apegos excessivos, meus muitos entulhos interiores, carências preenchidas com materiais tóxicos, e o que precisava fazer para mudar meu olhar e minha postura. Esse percurso, também me sinalizava o referencial de força que tinha dentro de mim.
Sim, eu como aquela mulher da sala de espera, também estava precisando ouvir palavras que me acalmassem. Todavia, aprendi que esas palavras também poderiam ser faladas por mim e para mim.
Percebi que iria ajudar muito vivenciar o aprendizado  da fé realizante e  o poder da oração, que quando de dentro da gente, é  entrega verdadeira de amor e confiança em um poder Transcendente,e, transformam-se em palavras que nos acalmam e nos fazem seguir em frente com alma renovada.
Fiz do livro falado um amigo silencioso,  cada dia mais presente. Aprendi com suas palavra amigas a importância da oração: "Orar é acolher Deus dentro de mim. É experimentar Deus e não apenas colocar  nosso pensar com palavras para Ele nos ouvir".
É através da nossa conversa com Deus que podemos ir compreendendo a ter mais aceitação do nosso momento presente, seja ele qual for ( para mim, etapa das mais difícies), com os nossos pés no chão, e com um coração de esperança.
Importante dia a dia, irmos reforçando nossa vida caminhante na oração, sendo essa o fio condutor para uma vida mais repleta de serenidade e simplicidade.  Essa direção não é só uma experiencia nossa, mas, fundamentalmente, um trabalho em nós,"ação criadora do Sopro Divino com a nossa participação"

            Lígia Oliveira - Terapeuta de Família, Casal e psicanalista..

"

7 comentários:

  1. Ligia querida,
    Muito boas reflexões!...
    Tentei postar um comentário no seu blog, mas como sou uma "blogueira analfabeta", quando me perguntaram qual perfil eu queria que fosse publicado, eu não sabia qual escolher!!!
    Mas vai abaixo o que eu queria ter colocado lá (se quiser pode publicá-lo, ou me ensine como fazer isso!):

    De fato, Ligia, a oração é uma "palavra que acalma"... No trabalho terapêutico com os meus pacientes no consultório de psicologia, e de terapia de casal e família, ouço muitos depoimentos do quanto a oração é fundamental em suas vidas nos momentos de crise e dificuldades... E em muitas ocasiões me vejo sendo este instrumento com "palavras que acalmam" para o paciente... Lendo o seu artigo comecei a refletir sobre a importância de parar, de se possibilitar ter a experiência do silêncio interior, para que possamos OUVIR essas palavras que acalmam... No corre-corre da vida, esquecemos disto, e pedimos a Deus tantas respostas... Mas, a pergunta que lanço é: "E nós, estamos parando pra ouvir as respostas que tanto pedimos a Deus"? Como quero ouvir palavras que acalmam se não páro para ouvi-las? Bj grande, Lúcia

    ResponderExcluir

  2. O comentário acima foi feito por Lúcia Freire, psicóloga e amiga tão significativa para mim,tanto pela eficiência e compromisso profissionais, como pela pessoa que é. Sinto, Lúcia, também, em uma busca de melhoria do sentido da vida, na qual a caminhada espiritual é um dos principais caminhos.
    Lúcia,talvez seja mais fácil dizermos palavras que acalmam para o outro, todavia, quando começamos a buscar com mais fé e paciência as nossas palavras, se prestarmos mais atenção aos pequenos sinais que aparecem pelo percurso, vamos compreendendo que esse é um dos caminhos.
    Muito grata Lúcia, pois suas palavras me trouxeram vontade de continuar...
    Vamos lá, bj carinhoso, Lígia

    ResponderExcluir
  3. "Deus encontra um espaço para ultrapassar o que eu sinto no meu eu". Lindo! Continue nos brindando com palavras que acalmam!

    ResponderExcluir
  4. Ligia:Graça e Muita Paz!
    Como foi bom ter recebido este teu e-mail, não acredito muito em coincidência, acredito em DeusProvidência.

    Ontem ao preparar minha agenda para hoje coloquei BLOG de Lígia. E agora após o almoço depois de uma manhã com tribulações recebo este presente seu. E me dou conta que posso me dizer palavras através da oração que me acalmem. Aproveito para Agradecer a Deus por tua vida e por está no grupo lembrado por você.

    Te amo

    Bjs Miriam ( Ligia hoje de manhã encaminhei p/ minha enteada o versículo abaixo e agora envio também para mim na certeza de que me acalmará)




    Seja paciente e espere pela ação do SENHOR.
    Seja valente e encha seu coração de coragem.
    Espere com confiança no SENHOR" .

    Anima-te e Ele fortalecerá o teu coração, espera, pois no SENHOR.

    Salmo 27:14

    ResponderExcluir

  5. Miriam,

    Fico grata por suas palavras . Vamos seguir em frente subindo e descendo as nossas "escadas",às vezes parando, outras seguindo em frente, junto a uma ENERGIA que nos ampara, acolhe e nos faz compreender melhor a dinâmica da vida,
    Também te amo, Lígia

    ResponderExcluir
  6. olá Lígia.
    hoje mim sentia muito triste, ao fazer uma pesquisa no Google.encontrei o seu blog por acaso. só que eu não acredito em acasos. eu li sua oração. e mim acalmei na hora.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar, tarde boa

      Muito bom ler seu comentário. Também acredito que existe sincronicidade,ou seja, energia que nos aproxima e nos sintoniza com algo que estamos querendo e ou necessitando.
      Avalio que tudo que vem, vem enviado, e, precisamos sentir e alimentar aquilo que faz nossa vida seguir para a Luz.
      Que bom que conseguimos nos acalmar.
      Vamos seguindo...
      Seus comentários serão sempre muito benvindos.
      Abcs, Lígia Oliveira

      Excluir