segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Uma Homenagem à Minha Avó Izabel





Ultimamente, venho tendo um "olho comprido" para com os temas que falam acerca da avosidade. Reflito que essa minha curiosidade tenha um QUÊ de legislar em causa própria.
Com a chegada do meu primeiro neto, nosso querido Artur, venho descobrindo, ou melhor vamos descobrindo, eu e o maridão, que ser avós é uma experiência rica em afeto, alegria e muitos outros sentimentos de gosto doce e olhar de ternura.
Tive o privilégio de conviver com minha avó Izabel mãe do meu pai. Minha avó Zeneida, mãe da minha mãe, faleceu antes dos netos chegarem.
Vovó Izabel era bonita por dentro e por fora.Tinha no rosto e no sorriso a presença da generosidade.
Sempre atenta aos netos, à sua religião Católica, e ao seu crochet, nos ensinava, principalmente, com suas ações o valor da caridade, simplicidade e  solidariedade.
Hoje, vejo que muitos aprenderam com vó Izabel o valor da aceitação e da disponibilidade amorosa, na administração dos momentos difíceis. Nesses momentos, trazia como colo a fé e a esperança para todos.
Vó Bel tinha na mente um computador de 1000 de memória. As datas de todos os aniversários eram na ponta da língua. Lembro, agora, seu sorriso largo, quando a  perguntávamos sobre essas importantes datas. Sabia da nossa intenção da provocação, esperando que ela, pelo menos uma vez, as trocasse. Que nada! Suas lembranças traziam uma sequência de fatos passados, como se esses estivessem acontecendo no momento presente. Aos 90 anos, dizia o nome e os aniversários de todos os filhos, nora, genros, netos e netas com muito orgulho.
Hoje, olho para minhas lembranças sobre vovó Izabel e vejo que  tinha como principais senhas para sua vida feliz: a entrega baseada na amorosidade e a oração.
Constantemente, de bom humor, outro traço forte de vó Bel, estava ali disponível para ajudar a fazer a vida ficar mais alegre, solidária e leve.
Muito bom ter uma herança como você vó Izabel!
A você  meu amor,  minha gratidão e a minha saudade. Bjs , Lígia, sua neta.
                       
                                    Lígia Oliveira- Terapeuta de família e casal

Nenhum comentário:

Postar um comentário