sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O Valor dos Rituais Afetivos





Para muitos casais e famílias a criação e o compartilhamento de rituais afetivos alimentam positivamente a relação, criando maior intimidade amorosa dos significados dos momentos vivenciados
.
Quais os  casais e famílias que não tem " suas" músicas, suas fotos conjuntas, repletas de boas lembranças e  suas "senhas" secretas para determinados momentos especiais?

Um ritual é um comportamento que repetimos como parte da nossa vida. A vivência contínua desse comportamento confere ao mesmo e as pessoas que dele participam, um valor simbólico e singular.

Todos os dias minha mãe levava na cama,  pela manhã, para todas as suas cinco filhas, um copo de vitamina de banana. Esse ritual nos avisava,  amorosamente,que estava na hora de levantar e ir para o colégio. A lembrança desse ritual afetivo materno me adoça o coração e me desperta sentimentos de gratidão.

Os rituais afetivos tem significativo valor quando olhamos para os nossos relacionamentos, e, se desaparecem, sentimos sua ausência.  Na maioria das vezes o gosto da lembrança do ritual é bom, mas também, em algumas ocasiões, indefinível.

Quanto mais as famílias e os casais criarem e compartilharem seus rituais afetivos, tanto mais próximo se tornará o relacionamento, vez que estarão investindo no desenvolvimento do vínculo amoroso que traduz suas histórias conjuntas.

Reflexão :
Voce lembra de algum ritual afetivo familiar?

O que esse ritual afetivo hoje diz para você?

Na sua família atual, quais os rituais que lhe despertam bons sentimentos?

E na sua vivência conjugal?

                                                    Lígia Oliveira - Terapeuta de casal e família
                                     

6 comentários:

  1. até hoje este é o meu café da manhã: vitamina de banana. Faz parecer que o dia será mais gosotoso... rituais feitos com amor unem as pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom podermos juntos enquanto casal falarmos de um ritual afetivo que esquenta o coração e gratifica alma.
      O investimento em boas lembranças traz a vontade de fazer novamente. É isso aí.

      Excluir
  3. Todas as manhãs o despertador toca as 6h, em ponto, mas sempre retardamos cinco minutos...tempo em que nossos pezinhos se tocam. Às 6:05, nos levantamos com a certeza de que teremos energia
    para o dia todo. Eita cinco minutos abençoados!!! E viva o amor!

    ResponderExcluir