sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Terapia: Ensaio Geral Para Vida




No seu livro,Os desafios da terapia, Reflexões para pacientes e terapeutas, Irvin Yalon explica o processo da terapia como um relacionamento íntimo entre o terapeuta e o paciente, onde esse relacionamento não é visto como um fim, mas como um meio.

O estreitamento desse relacionamento favorece a vivência da exploração pelo paciente de sentimentos "guardados"ou nem sempre "verdadeiramente" falados para si e para o outro.

A entrega do paciente na exposição das suas experiências mais internas requer, a princípio, pelo terapeuta postura de real acolhimento e compreensão para que o paciente possa ficar mais à vontade e destemido em "navegar" por mares muitas vezes não conhecidos, repleto de ondas difíceis de serem olhadas e ultrapassadas.

À medida que esse relacionamento avança mais intimamente, a confiança vai sendo trabalhada, passo a passo, e propicia abertura mais espontânea do paciente na busca de uma linguagem sua que traduza  uma visão com menos distorções, negações, transferências de responsabilidades. Esses passos vão dando condições  ao entendimento mais ampliado do olhar para as várias "verdades" e múltiplos olhares que existem na vida.

O paciente nessa caminhada vai aprendendo a querer abrir portas para "cômodos"os quais nunca tinha entrado e descobrir na sua "casa" novos lugares, trabalhando com motivação e coragem diante dessas descobertas.

É importante que nessa etapa da terapia, o paciente  invista também na sua condição autoral de selecionar  os aprendizados que poderão ser incorporados, paulatinamente, à prática da sua nova e mais saudável forma de vida.

     Lígia Oliveira - Terapeuta de família,casal e psicanalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário