terça-feira, 3 de junho de 2014

Terapia de Casal e Familiar- A Responsabillidade de Cada Um no Processo da Vida.




São muitas as situações de início da terapia relacional nas quais as famílias e os casais trazem como principais "causadores" dos seus sofrimentos os" outros", ou seja : os acontecimentos de dor nas suas vidas têm como principal "desenho" o dedo apontado para fora.

Enquanto terapeuta familiar e conjugal, respeitamos e acolhemos o olhar dos clientes, e a dimensão do significado do sofrimento para cada cliente.

Aos poucos, e de acordo com a história de cada um, se faz necessário que a pessoa possa ir dentro do seu ritmo e possibilidade, olhando e avaliando  no que TAMBÉM contribuiu para o seu auto- sofrimento.

O olhar mais centrado sobre si mesmo não acontece facilmente. Muitas vezes, esse período da terapia requer paciência e respeito do terapeuta e do cliente, vez que o processo terapêutico requer, para a sua continuidade, que o cliente aprenda mais sobre o seu sentido de autoria.

A terapia familiar e de casal, de  maneira geral, trabalha junto aos seus clientes as influências dos comportamentos individuais e familiares dentro do contexto vivencial.

Para tal é importante que sejam vividas fases nas quais cada membro tome conhecimento de como o  seus comportamentos são entendidos pelos outros,  e  de que maneira suas ações fazem os outros se sentirem e agirem.

Diante desses conhecimentos, cada membro familiar segue na compreensão  dos seus significados e os do grupo, procurando clarificar aquilo que é responsabilidade sua e dos demais, e da forma como essa nova leitura poderá ser ressignificada em favor de um relacionamento consigo mesmo, com o grupo familiar e com o seu cônjuge.

"A premissa da responsabilidade é um primeiro passo essencial no processo terapêutico. Assim que os indivíduos reconhecem seu papel em criar a difícil condição da sua própria vida, eles também percebem que eles,somente eles, tem o poder de mudar sua situação"-   Os Desafios da Terapia- Irvin D. Yalon

Concluo com uma frase que ouvi mas não sei precisar onde:

"SE EU NÃO CONHEÇO A MINHA PRÓPRIA CASA COMO POSSO RECEBER VISITAS"?

                              Lígia Oliveira- Terapeuta de casal e família

Nenhum comentário:

Postar um comentário