sexta-feira, 4 de julho de 2014

Espiritualidade e Terapia Familiar










Atualmente, temas que falam sobre espiritualidade tem despertado um pouco  minha motivação, não somente para eu explorar os seus dizeres, como também para vivenciar ações que me convidam à expansão do meu sentido de vida.

Observo que a espiritualidade, essa entendida não somente dentro da visão religiosa, mas também como um movimento que nos traz um sentido maior de conexão à vida, vai sendo construída , mediante a ampliação da nossa compreensão e a busca de um investimento mais amplo e sereno diante da nossa existência e da existência do outro.

O perfil religioso e espiritual, por muito tempo,foi assunto não explorado nos processos de terapia, como um todo.
Hoje, nós terapeutas sistêmicos, entendemos que os clientes devem ser estudados e compreendidos dentro de uma perspectiva biopsicosocial-espiritual. Assim sendo, torna-se necessário que trabalhemos as famílias e os casais, explorando seus valores e crenças espirituais, como também é imprescindível que conheçamos e trabalhemos nosso eu espiritual, focando dentro desse olhar, a atenção para não querermos impor, ou repassar aos clientes as nossas crenças.

Percebemos que o despertar e a vivência da espiritualidade, faz crescer em nós sentimentos como confiança, solidariedade,coragem, esperança, coerência, perdão, generosidade, como ainda nos faz refletir acerca os nosos valores mais egoístas,negativos, sombrios...

Em relação ao processo terapêutico, selecionei alguma citações, as quais considero como muito significativas ao trabalho desenvolvido junto à famílias e casais:( cap.17, Manual de Terapia Familiar, vol.II, Osório , Elizabeth do Valle e colo.Porto Alegre, Artmed, 2011)

... "os esforços terapêuticos precisam levar em conta o espírito humano. Mas sejamos cautelosos para não atribuir o fracasso a uma falta de pureza espiritual"

" Também precisamos entender os muitos aspectos da espiritualidade na vida dos nossos clientes e os diferentes impactos que ela pode ter"( negativos e positivos, grifo meu).

" Precisamos mostrar naturalidade e curiosidade respeitosa ao explorar o domínio espiritual experimentado pelo cliente. Podemos explorar experiências espirituais que  foram positivas como momentos de paz, que podem ser expandidas como fonte de resiliência".

Sabemos como o tema é vasto e, à medida que vamos convivendo com essa  vivência, observamos como ela vai se transformando em um caminho interior, de postura de vida. Melhor dizendo: O desenvolvimento da espiritualidade é uma força interna que nos direciona o olhar para nós mesmos , para o outro, para o mundo e relações. Nos faz querer ser melhor em pensamento,coração e ação como pessoa, grupo, comunidade, profissional...

                                Lígia Oliveira- Terapeuta de Casal e Família



  

                      

2 comentários:

  1. A minha formação em Aconselhamento Familiar foi pautada na espiritualidade, haja vista, o ISBL, instituto pelo qual me formei,ter esta filosofia inerente a sua teoria e prática. Muito importante mesmo! assumirmos esta posição enquanto profissionais nos atendimentos de nossos clientes. Eles se sentem mais fortalecidos, pois grande parte deles já trazem consigo estes valores, compete a nós profissionais resgatá los, fazendo parte do tratamento e cura, seja em qualquer área de atuação. O mundo precisa disso!

    ResponderExcluir
  2. Avalio que esse olhar melhora nosso sentido de vida relacional nos mais diversos aspectos.
    Importante que saibamos, respeitosamente, como reforçar essa base aliada da espiritualidade,e consigamos ampliar nossa vida com olhares onde as dúvidas e respostas façam uma parceria repleta de significados que nos levam a compreensão de um viver mais harmonioso.

    ResponderExcluir