sábado, 9 de agosto de 2014

Terapia de Casal e Família- Escultura

 


A Escultura Familiar é uma representação simbólica do sistema familiar.  Esse instrumento foi considerado como uma meio eficaz vez que combina o cognitivo, o afetivo, o emocional com a experimentação, no qual os familiares posicionam a si e aos membros da família da forma como os percebem participantes na teia relacional.

Na Terapia Familiar a Escultura Familiar foi muito utilizada por Virgínia Satir, terapeuta familiar que combinou essa técnica com Teoria Geral dos Sistemas a qual reforça a visão circular dos fatos, sentimentos...

De maneira geral podemos explicar sobre a utilização da dinâmica Escultura Familiar da seguinte forma:

O terapeuta pede que cada familiar feche os olhos e visualize-se, como também visualize os demais familiares.

 Em seguida pede para cada familiar pensar como colocaria cada pessoa do sistema familiar naquela sala: LOCAL, POSIÇÃO, OLHAR, ATITUDE.

O escultor vai colocando as pessoas e formando a escultura; se precisar pode também colocar o terapeuta no local de alguém que não está presente.

O Terapeuta espera o escultor terminar a escultura, sua movimentação completa para depois fazer as perguntas.

Trabalha- se tanto a auto- percepção como a percepção global da unidade familiar com cada membro.

Por exemplo, um participante pode pedir que dois membros fiquem abraçados, ou bem distantes, um fique de joelhos, outro deitado. O que importa é que cada um seja leal à forma como ver a si e aos outro na interação familiar.

Podemos trabalhar situações concretas como a comunicação, afetividade familiar , como ainda desejos , atitudes , comportamentos ..

  
Passos gerais do processo:


   1 - Escolher um escultor;

   2 – Pede-se para o escultor colocar pessoas (inclusive ele) na posição que ele as ver dentro do sistema familiar. Reforça-se observar proximidade, olhar, expressões...

  3 – Terapeuta pergunta ao escultor: Como se sente  diante da escultura formada e espera que o escultor fale sobre seus sentimentos , pensamentos...

   4- Se o escultor gostaria de fazer alguma modificação. O que mudaria o que manteria... Agora como se sente e pensa mediante a movimentação feita por ele no sistema.

   5- Continua com novos escultores, outras esculturas, sentimentos, mudanças, novos sentimentos , até o último familiar.

A Escultura é feita um a um, enquanto os outros participantes observam e esperam sua vez. Ao término das esculturas, pedimos que a família reflita acerca do que ouviu , sentiu e mais adiante se pode trabalhar a construção de uma escultura familiar geral, tanto atual, como futura.

Dentro de uma visão geral as esculturas mais realizadas:

    Escultura da família presente – atual
    Escultura da família ideal
    Escultura do passado
    Escultura do futuro

A utilização da Escultura na Terapia Familiar facilita a expressão de emoções, falas silenciadas, através da utilização do corpo e do movimento. Dependendo da dinâmica familiar podemos utilizar a escultura nas primeiras sessões, ou em situações onde percebemos um processo mais paralisado, como ainda nas terapias onde trabalhamos com crianças, vez que alia o lúdico ao conteúdo, à emoção.

     Lígia Oliveira- Terapeuta de casal e família



Obs:

Para a utilização da escultura, faz-se necessário o terapeuta ter um conhecimento básico sobre sua teoria e prática e saber o momento mais adequado de vivenciá-la.


                                                                         
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário