terça-feira, 2 de setembro de 2014

Terapia de Casal e Família




Faz  nove anos que dedico a minha vivência profissional ao atendimento à famílias e casais.

Agradeço ao Grande Pai, a possibilidade de encontrar todos os dias com pessoas que se entregam e acreditam no poder da palavra, da escuta, da interação como forma de compreender a si, ao outro e aquilo que o "mundo"os oferece.

Paro para refletir, estudar os casos, e me pego pensando nas palavras significativas que em momentos de dor, de lampejos de sabedoria, foram faladas trazendo reflexões e posturas de maior aproximação e encontro para todos que estão no processo.

Faz parte da minha rotina anotar falas significativas dos casais e famílias atendidos por mim.Muitas dessas falas são verdadeiras senhas para a compreensão mais ampla do momento vivido, como também pérolas preciosas para  esse tesouro que é a dinâmica relacional  saudável das famílias e casais.

Registro,agora, algumas dessas falas do processo terapêutico, pois, muitas delas funcionaram como pontos de reflexão e abertura para momentos de desconstrução de afetos negativos, como ainda caminhos de aceitação, mudanças e compreensão dos limites e possibilidades de cada um.

Quem sabe, alguma dessas frases não bata à sua porta e faça você refletir mais acerca do seu momento atual... 

Vamos lá:

-" Muitas vezes nossas mágoas e raivas são como moradas que não queremos abandonar, E a gente passa uma vida inteira morando lá"..

"Hoje percebo que esse sonho era meu, e, eu coloquei você como responsável para consegui-lo". 

"Observei que durante muito tempo dediquei meu melhor humor para fora da família."

"Como diz Herbert Viana: Vamos melhorar o mundo. Vamos começar lavando os pratos em casa."

" Tenho esquecido acerca do que você diz sobre a fala"solução". Parece que parei muito tempo na fala"problema".

" Precisamos, juntos, buscar aquilo que ajuda, mas também não esconder a parte que boicota nossa relação".

"Momentos de prazer, gratificação,leveza...Realmente, não saberia te dizer como estamos investindo nisso".

" Antes de falar sobre o comportamento do outro dê três voltas ao redor da sua casa".

"Tenho refletido naquilo que as pessoas mais próximas sentem quando eu me aproximo. Muitas vezes penso que trago tensão e peso"
...

 E nesse caminho vamos aprendendo com as trocas, como também buscando alternativas de colocar mais vida nas nossas vidas.

   Ligia Oliveira- Terapeuta de casal e família

Nenhum comentário:

Postar um comentário