segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Avós e Netos- Refresco Para a Alma




Fiquei olhando eles de longe. A avó e o neto em uma dança harmônica tanto em compasso como em sintonia.
A avó, pacientemente, ensinava e reensinava ao seu neto bebê,  esse, mais ou menos com  onze meses, a noção do dentro e fora em uma caixa colorida, na qual quadrados, estrelas  e cubos entravam e saiam tilitando em uma música que trazia o som repetitivo da amorosidade.
Os dois se misturavam nas suas vivências de aprendizado...O sorriso curioso do neto e a alegria paciente da avó me falavam sobre um mundo que estava sendo descoberto ali, naquele momento. Para a avó a presentificação da experiência reaprendida ( fico pensando como teria sido a sua maternagem com os seus filhos), para o neto a identificação de uma energia de afeto, sabedoria e disponibilidade amorosa.
Acredito muito na força desses "pedacinhos de luz" e de outros momentos similares, à criação dos nossos "amortecedores" de vida. Além de favorecerem uma base segura para os netos, funcionam como refresco à  alma dos avós . Quem sabe também dos netos...
Hoje, também como avó, quieta e no meu canto,  fico refletindo sobre o valor daquela necessária e afetuosa "rede de apoio" e trocas.

Observo nesse processo traansgeracional o neto dando seus passos iniciais na vivência afetiva cognitiva e emocional, e, a avó seguindo no seu  intercâmbio entre o mundo "velho" e o mundo"novo", reaprendendo, com o neto, quais as bagagens, que precisam ser mais exercitadas em vida, penso eu:  paciência, aceitação do momento presente e serenidade amorosa.

       Lígia  Oliveira- Terapeuta de família e casal

2 comentários:

  1. Olá, Gostaria de saber se voce pode me indicar algum local onde eu possa fazer atendimento voluntário para casais. Sou recem formada em Psicologia e tenho muito interesse pela área. Já fiz alguns cursos sobre terapia de casal. Obrigada.

    ResponderExcluir

  2. Olá Alice, boa tarde .
    Grata por ser uma leitora do terapiacasalefamília.
    Os locais que conheço são o H.C e o Libertas, todavia para ser voluntário necessita estar cursando o curso de Terapia de Família e Casal, ou já ser terapeuta de casal e família.
    Caso queira conversar mais sobre o tema, pode escrever direto para o meu email.ligi.mari@hotmail.com
    Terei o maior prazer de ampliar as informações.
    abcs, Lígia Oliveira

    ResponderExcluir