sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Espaço Para a Ternura








Antes de começar a escrever pensei que o título poderia parecer piegas, para alguns, nos dias de hoje.
Depois refleti sobre o que essa insegurança estava a dizer sobre  mim. Percebi, então que a linguagem da emoção é prioritária no meu sentimento, e é através dela, que muitas vezes, me encontro comigo mesma e com pessoas queridas, através da minha memória emocional, tão significativa no meu viver.
Sinto que quando abro espaço para a ternura, deixo meus afetos se expressarem por fios coloridos e serenos. Relembro momentos ternos presentes no olhar de uma mãe ao filho, no carinho da pessoa amada, na face da pessoa querida, na mãe que cobre o filho antes de dormir, na avó que cuida do seu neto, com o qual volta a sentir a ternura, talvez, já não tão presente na sua vida, no filho que reensina o aprendizado aos pais já idosos, no casal já velhinho que passeia de mãos dadas, no olhar de aconchego e o doce colo do dono ao seu cachorro ...
Como voce relembra seus momentos de ternura? Em que proporção eles adoçaram a sua vida e a vida do outro? Que cores voce daria a essas vivências? Como, hoje, voce "deixa" essa emoção ser presente na sua vida? A quem dava? De quem recebia? E hoje, como responderia a essas indagações?
Olho para minha história e degusto meus momentos ternos. Ah, foram e ainda são frequentes, valiosos e aparecem nas minhas lembranças como pingos de luz coloridos, os quais me trazem um suave sorriso nos lábios e serenidade na alma.
A ternura, em  essência, nos desarma e nos transporta a uma energia amorosa de doçura, gratidão com gosto de "quero mais".
O cultivo da ternura, tanto na sua motivação interna quanto na externa, fortifica os relacionamentos,  torna o amor mais visível e concreto, e, faz nossa "programação emocional" ficar mais mansa.
Gestos, olhares, palavras, carinho, linguagem que aproxima, que traz boas sementes para essa "tarefa" tão repleta de significados que é a vida. 
A vivência da ternura amplia nossa capacidade de amar, não só de se sentir amado, não só de pedir, mas também de querer dar, de se entregar  e de retribuir, essa vibração compartilhada de bons fluídos que  vem junto com um sentimento íntimo e  doce que nos faz crescer em sensibilidade e amor.
Como voce percebe e vive hoje a ternura na sua vida?

    Lígia Oliveira - Terapeuta de casal e família

Nenhum comentário:

Postar um comentário