quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Olhando Para O Ciúme





O ciúme é um sentimento carregado de emoção que transmite ao seu "portador" sensações de possessividade, medo da perda de algo valioso, insegurança  em relação ao amor que o outro sente por ele, sentimentos de desvalia e competição, que dependendo do grau, frequência e intensidade poderá levar o ciumento a ser refém de formas doentias de viver a relação afetiva.

Quando refletimos acerca do sentimento do ciúme, observamos que o mesmo surge como consequência de comportamentos recorrentes de comparação, inveja e insegurança. Ou seja: o ciúme é resultado de uma ação reativa à presença de um rival seja ele real ou imaginário. Envolve sempre um terceiro que na mente do que sente o ciúme, ameaça a segurança da relação.

Pittman(1994) fala que na relação amorosa conjugal "o ciúme pode ser uma emoção normal e adequada". Focando a atenção a esses casais que tem a difícil maturidade de controlar o ciúme, podemos compreender que  esse clima sadio relacional deve-se às condições do casal em querer aprender a trabalhar seus fatos e versões permeados pelo ciúme, dentro de um clima mais claro e amadurecido; momentos esses, não muito frequentes nas relações amorosas.

É importante fazermos a diferenciação entre um sentimento ciumento "natural" de zelo voltado à relação amorosa, do ciúme potencializado pela insegurança doentia que envenena o relacionamento, com ações voltadas à agressividade e passionalidade. Dependendo do grau do ciúme, alguns casos podem se tornar crônicos, onde o grande papel do ciumento é conseguir provas às suas suspeitas, o que amplia o poder do parceiro ciumento em criar fantasia que, quase sempre, só são reais dentro do seu cenário.
No trabalho terapêutico voltado ao casal que traz como um dos seus problemas o tema ciúme, procuramos conscientizar os dois que esse sentimento é consequência também de lembranças enraizadas em memórias afetivas cristalizadas ao longo das suas vidas.
Como terapeutas sistêmicos encaminhamos o olhar aos dois cônjuges, tanto ao parceiro que sofre e faz sofrer em função do seu ciúme, como também ao parceiro que desperta no outro tais sentimentos.O comportamento e a historicidade de ambos são estudados e trabalhados dentro do contexto relacional.

Procuramos juntos explorar o histórico de cada um,  anterior e posterior à relação, na busca de como as dificuldades podem ser resultados de emoções primitivas e atuais. É essencial  favorecermos um direcionamento ao casal no sentido deles avaliarem o que está acontecendo dentro deles, do lado de fora e na relação.
Osho, grande pensador, quando escreve sobre o ciúme nos contempla com orientações sábias que penso serem oportunas como reflexões úteis nesse momento:
  "Quando o ciúme aparecer:  Olhe bem para dentro dele;
                                                Não negue-o;
                                                Olhe bem para dentro da sua raiva e possessividade;
                                                Aceite-as,  explore-as;
                                                Veja o efeito do ciúme na sua vida."
Sabemos que na Terapia de Casal é fundamental que sejam dimensionados a singularidade, o grau e a intensidade de cada relacionamento permeado pelo sentimento do ciúme. Desta forma é necessário avaliarmos quando o processo terapêutico tem condições para desenvolver um trabalho voltado à ações mais breves e quando o tratamento demandará movimentos que envolvem acompanhamentos mais complexos.

Refletindo:
Como voce percebe o ciúme na sua vida afetiva familiar?  E na sua vida amorosa?
Qual o momento do texto sobre o qual voce gostaria de refletir mais?

                                     Lígia Oliveira -Terapeuta de casal, família,sexuale psicanalista.





2 comentários:

  1. Muito interessante este texto, pois é um assunto que quase nunca me interessou, tanto é, que foi o último texto que eu deixei p ler. É do meu conhecimento que o ciúme é carregado de emoções, mas não imaginava exatamente quais, por exemplo: a competitividade, a inveja, dentre outros. Com certeza vou refletir na minha relação mais a fundo sobre o ciúme. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Legal, Santina. Nós terapeutas costumamos dizer que a reflexão é a primeira forma de ação. Vmos lá...

    ResponderExcluir