sábado, 4 de fevereiro de 2012

Passos Para Acolher, Compreender e Trabalhar a Ansiedade


Uma das chaves para lidar com a ansiedade é não brigar com ela  e sim olhá-la de frente.
A ansiedade chega para nos mostrar que algo  não está bem, conosco, e precisa de mais cuidado.
Quando voce sentir que a ansiedade está chegando,  respire bem devagar, procurando descobrir um ritmo que lhe deixa mais sereno(a). Pergunte-se: O que esse sentimento ansioso está querendo lhe falar? Procure   viver no presente, e, devagar, vencer seus medos.

 Compreenda que é um passo de cada vez, e que esse caminho é repleto de tentativas, que nos preparam para entender o sentido da vida, das nossas experiências  e  escolhas. Procure viver no presente e  entender os seus medos. Quantos desses medos podem estar limitando sua vida? Olhe-os, sem pressa, aos poucos identifique-os, converse com eles, acolha-os, e reflita o que pode ser mudado e também aceito.
 
Reveja os  momentos  nos quais voce já usou a estratégia do enfrentamento e venceu... Não estique muito o "elástico". Não desanime quando não conseguir e celebre cada pequeno avanço. Reflita  quantas vezes voce conseguiu, sozinho ou com a ajuda de alguém, enfrentar essas vivências de ansiedade e seguiu em frente. Como voce agiu? Encare a ansiedade não como uma inimiga, mas como algo que faz voce aprender  o manejo dos afetos e treinar a sua habilidade de compreensão e enfrentamento diante da vida. Não precisa ser pesado nem rápido. Devagar, identifique e  diminua os pesos desnecessários na sua vida.
  
Reflito que um passo decisivo  para irmos aos poucos "vencendo" a ansiedade é procurar não viver a  vida a partir dela, identificarmos o quanto desse sentimento somos reféns, como ainda entedermos o momento no qual a ansiedade precisa ser olhada dentro da necessidade de um viés medicamentoso especializado.
 
Importante obsevarmos ações, sentimentos e pensamentos que trabalhem nossa capacidade de compreensão e fortalecimento diante da ansiedade, sabendo diferenciar aquelas ações que nos impulsionam para a vida, daquelas que adoecem o coração, a alma e o pensamento.
Um passo de cada vez, contabilizando pequenas vitórias...
 
Reflexão:
 
Como voce percebe a ansiedade na sua vida individual/conjugal/familiar?
Lembre de uma vivência  muito  ansiosa na sua vida.
Qual sua forma de enfrentamento e como se sente quando fica refém da ansiedade ?
Cite uma situação significativa onde voce venceu sua ansiedade ( individual / casal /familiar).
Como compreendeu o último parágrafo ?

                                                     Lígia Oliveira -terapeuta casal e família

Nenhum comentário:

Postar um comentário