quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Um Olhar Para Nossas Heranças Familiares : O Que Escolho Acolher e Modificar

Quando tentamos entender nossos atos, muitas vezes, nos deparamos com a lembrança de uma cena significativa vivenciada lá atrás .
É um ato agressivo que repetimos, ou uma forma mais tolerante de reagirmos à determinadas situações. Lembramos, então de alguém, pai, mãe, irmão, avós, que nessa lembrança nos aparece como referência do comportamento por nós adotado.
Aos poucos, quando vamos amadurecendo, percebemos repetir comportamentos de forma inconsciente, que,"conscientemente", dizíamos que jamais faríamos.
Observamos que o sistema familiar compreende todo um sistema emocional composto de pelo menos tres gerações : avós, pais e filhos, sendo esse complexo sistema reponsável pela transmissão de padrões de comportamentos que incluem : valores, atitudes, tabus, mitos, "verdades", segredos,  através  dos quais experenciamos nossa história de vida pessoal e familiar. Poderíamos dizer que esses padrões de comportamento  nos foram dados, entretando, o que iremos fazer com esses significados, a partir de determinado momento na nossa vida, é escolha nossa.
Sabemos que a sociedade com seus fatos sociais, econômicos, religiosos e  tecnológicos, exercem grande influência no contexto familiar. Cada época oferece o seu legado de valores, informações ...
O fluxo da vida nos leva a um contínuo movimento que abrange idas e vindas ao passado, presente e futuro. Se pararmos para observar, compreenderemos que as nossas atitudes estão vinculadas a uma "progamação familiar ", que vem de muito tempo, de acordo com a cultura familiar dominante.
Citamos como exemplo uma família de perfil " autoritário" e "hieráquico",  na qual a mãe insiste em continuar sendo a cuidadora dos filhos, mesmo após o crescimento desses. Essa figura materna, poderá, com esse comportamento, estar escondendo uma necessidade de controle para que tudo seja realizado da "forma certa," que essa mãe  acredita ser a dela,  o que pode servir de exemplo de comportamento consciente ou inconsciente para algum membro familiar. O seguimento nessa direção, favorece condições ao aprisionamento do sistema familiar, caso os seus membros não construam momentos de diálogo e reflexão. Muitas vezes, um familiar, nem sempre bem visto na dinâmica da família  acima falada, desafia os padrões de comportamentos, com o objetivo de que essa família repense papéis, valores, redifinindo e ampliando olhares e ações.
Não estamos querendo colocar aqui uma visão negativista das gerações anteriores, mas enfatizar a necessidade de se refletir as diferenças entre comportamentos que estimulam uma repetição de ações limitantes, daqueles que motivam o crescimento da estrutura e relacionamento familiares.
Há momentos em que nos pegamos desenvolvendo atos voltados à positividade, os quais colocam a família dentro de um contexto criativo. De olho nessa aprendizagem"herdada" procuremos refletir sobre seus ensinamentos e práticas, vislumbremos seus " doadores" e saibamos a eles sermos gratos.
Importante, após a aceitação e consciência desse patrimonio herdado, sabermos de forma amorosa, fazermos uma diferenciação daquilo que queremos continuar, agradecer, e mudar.
Mediante esse  caminho cuidadoso, procuremos compreender que a responsabilidade será nossa de querer viver e repassar para nossa vida, parceiros, filhos, e amigos a possibilidade de uma vivência mais saudável, vontade que será alimentada pela compreensão de que esse caminho é gradual, contínuo e nunca fechado no nosso único olhar .

Para refletir:

Após cuidadosa leitura do texto refletir:
Experiências que foram limitantes na família de origem ; ( cite uma ).
Experiências enriquecedoras na família de origem ; ( cite uma ).
Coloque dois adjetivos ou nomes para as figuras e crenças familiares abaixo: ( busque seu sentimento e responda segundo sua primeira lembrança, sem grandes eleborações).
       Pai
       Mãe
       Avós
       Irmãos
       Afeto
       Família
       Amizade
       Sexo
       Dinheiro
       Profissão
       Espiritualidade
       Principal valor

O que voce devolveria a sua familia, por não querer repetir ?
O que voce agradeceria a sua família  e quer repetir na sua vida ?
Qual o lema da sua família:
   No passado
    Hoje
Qual o seu lema individual de vida hoje ?

                                                                   Lígia Oliveira - terapeuta de casal,  família e psicanalista
                           

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário