segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Resiliência e Terapia Familiar











O sentido de resiliência no âmbito  relacional explica a capacidade das pessoas, casais, grupos e famílias em construirem estratégias de enfrentamento às dificuldades e de serem capazes de manter atitudes adaptativas  diante dos problemas.
Fortalecendo a resilência, contribuimos para que as pessoas (inclusive nós) acreditem nas suas próprias potencialidades.
A Terapia Familiar baseada na resiliência, mobiliza recursos individuais, conjugais, familiares, espirituais, comunitários... que promovam cura e crescimento.
A Terapia Familiar dentro desse enfoque procura trabalhar a dor sem patologizá-la. São experenciados comportamentos para a elaboração das perdas, seus significados, reverberações e alternativas de solução, mediante estudo criterioso do binômio dificuldade/superação.
Uma perspectiva positiva envolve uma linha voltada à iniciativa e criatividade, coragem,  flexibilidade, comunicação clara , foco na possibilidade e a vivência de uma espiritualidade, sendo essa compreendida não só dentro do viés religioso, como  também numa perspectiva de olhar para a vida, querendo crescer fazer crescer em si movimentos de melhoria interna, relacional e com o meio ambiente.
Requer o entendimento de todos esses fatores, olhando-se também para os limites do nosso poder, mudanças possíveis e aceitação daquilo que não pode ser mudado.
No campo da Terapia Familiar percebemos, hoje, um gradual crescimento de modelos mais colaborativos voltados aos recursos  de cura familiar que depositam fé na força do cliente. Não se trata de uma visão ingênua ou, meramente, estratégica respaldada em um otimismo sem fundamentação. O processo da terapia baseada na resiliência tem como objetivo inspirar os que dele participam a se darem conta de suas próprias forças, encorajar a rede de relacionamentos para a construção  de um ambiente mais acolhedor .
Essa abordagem orienta os clientes a deslocarem o foco da vitimização personalizada para o processo da cura das feridas relacionais.
É fundamental que os terapeutas sejam habilidosos para não atribuir fracassos que possam acontecer, à força de vontade, crenças positivas e espiritualidade insuficientes. Entendemos que existem problemas para os quais nem sempre existem soluções .
O conceito de cura segundo Froma Walsh, terapeuta familiar norte americana, é "se tornar inteiro".
Quando necessário a cura envolve também compensações e perdas.
"Não é a forma, o modelo familiar da família, mas os processos familiares que importam para o funcionamento saudável da resiliência familiar", afirma Walsh.

Obs.: O texto acima teve como base o livro : Fortalecendo a Resilência Familiar de Froma  Walsh, 2005

                                                    Lígia Oliveira - Terapeuta de casal e família

Nenhum comentário:

Postar um comentário