sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Conversando Com a Vida



      Conversando com a Vida-       www.terapiacasalefamilia.blogspot.com


Olhando para o processo da nossa vida, observamos que, muitas vezes precisamos aprender a encerrar um ciclo para podermos começar, de forma inteira, um outro.

Reflito que é necessário, também, nesses momentos, reverenciarmos a estrada e as vivências passadas, que nos fizeram chegar até onde nos encontramos. Sinto que traz bons fluídos ao nosso viver, o olhar de agradecimento ao percurso anterior, repleto de lembranças, em livres estradas, becos, labirintos... mas também largas avenidas e esquinas de luz. Foi através de tudo isso que escrevemos "nossa páginas" de esperança, realizações, medo, coragem, mágoa, perdão, fracassos e vitórias.

Olhemos ainda para as imprevisibilidades do dia a dia. Procuremos, dentro das nossa possibilidades, compreende-las, acolhe-las e quem sabe aceitá-las; todavia tendo o cuidado para que esse olhar não  acomode nossos pensamentos, sentimentos, atitudes e o passo.
Joguemos fora nossas ações e pensamentos parados no sofrimento, seus excessos, para seguirmos mais leves no novo projeto de nossa vida.

Paremos para refletir:
  
Quem sabe, precisemos repetir para nós mesmos palavras que tem como motivação o texto abaixo:
Não quero mais permanecer, alimentar e depender dessa minha" Caixa Velha". Sei que ela até hoje me deu a base e a segurança e também insegurança para seguir. Quero me apropriar das suas emoções que me fazem ver o mundo de forma mais saudável. Ao restante preciso aprender a me desapegar e também a ressignificar.

Pensamentos " mensageiros" de boas energias nos falam que é preciso rever conceitos, posturas de forma mais desarmada, fortalecer emoções mais construtivas, acolher e compreender nossas emoções destrutivas como legítimas, e, com vontade, colaborarmos para uma transformação possível e não idealizada.

Olhemos para nossa 'Caixa Velha" e possamos sentir, agora, talvez com mais serenidade, que  no caminho construído juntos, é natural que existam pausas, vitórias, recuos, atrasos, descidas e subidas.

Procuremos ainda ir aprendendo que nossa vida nem sempre é uma escolha entre o bem e o mal. Como bem diz Chopra," há de existir uma terceira dimensão onde é necessário trabalhar o equilíbrio entre o bem e o mal". ( temos os dois dentro da gente). Difícil essa viagem, contudo, com condições de "navegação". É essencial que prestemos atenção à vela, aos ventos, à direção e ao "condutor".

Que tal colocarmos nessa nova "agenda" o exercício da sabedoria em discernir os "momentos de deixar para lá" e os "momentos de ir em busca", priorizar a atenção na "lista de coisa a criar, fazer, desfazer e manter."
E nesse movimento, ir jogando fora  as bagagens desnecessárias para que nossa "Caixa Nova", possa nos dar condições de uma vida mais leve, construtiva e feliz.

Reflexão:

Como voce tem olhado para sua "Caixa Velha"?
Qual a sua conversa com ela?

                        Lígia Oliveira- Terapeuta de casal e família e psicanalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário