domingo, 6 de outubro de 2013

Terapia Familiar- Trabalhando a Cooperação dos Papéis Parentais- Parte 2





                                       Como o trabalho terapêutico poderá ajudar a família ?

O trabalho terapêutico irá auxiliar mediante a facilitação do diálogo, levando pai e mãe a explorarem a compreensão das suas razões,origens, culpas, expectativas, frustrações respeitando os limites e  as possibilidades.

 Como o terapeuta trabalha dentro dessa dinâmica?

O terapeuta trabalha validando as expectativas de mudanças dos diversos papéis, focando, no início, especificamente, os papéis parentais,que diante das transformações atuais exigem uma postura mais colaborativa entre pai e mãe na vivência do CUIDAR dos seus filhos.

Alguns pais trazem ao consultório reclamações direcionadas à forma controladora( sic) de algumas mães no que se refere ao "jeito" paterno de ajudar no processo educativo dos filhos.
Importante a essas mães uma reavaliação do entendimento, para que elas transformem suas queixas paternas em conversas mais claras, úteis e afetivas, como também favoreçam maior liberdade aos pais aprendizes para que esses possam ter uma postura própria do seu papel no compartilhamento da ajuda, que não deverá  compreender,somente, a forma materna de exercitar esse cuidar.

Que pai e mãe reúnam encorajamento e motivação para olharem seus significados, seus impactos emocionais, limites e possibilidades em busca de alternativas possíveis ao desenvolvimento desses tão importantes papéis

Mais na frente, quando for preciso soltar as mãos pais e filhos vão sentir o acompanhamento da lembrança de uma parceria amorosa que fez a diferença para melhor em suas vidas.

Vamos continuar ou seria recomeçar?
           
                                         Lígia Oliveira - Terapeuta de casal e família



Nenhum comentário:

Postar um comentário