sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Casal: Dificuldades/ Terapia de Casal-Parte um









Voce lembra dos motivos que o fizeram a escolher o seu parceiro(a) amoroso?

Alguns autores estudiosos do comportamento humano defendem que a escolha do parceiro afetivo responde a anseios inconscientes da infância. Cada um desses parceiros, leva para o interior dessa relação  amorosa suas heranças familiares, crenças, carências, desejos, competências, mitos familiares...Logo, é importante que compreendamos que a interação conjugal foi, também, construída em vivências anteriores


Desta forma, observamos que as pessoas, falam, ouvem interpretam de acordo com o seu sistema de construtos, trabalhado ao longo da vida.

Muito desse comportamento pode conter expectativas inadequadas à realidade, crenças que aprisionam a pessoa em um  espaço sem saídas, pouca motivação para lidar com as diferenças, trazendo esse contexto dificuldades individuais, conjugais, familiares, sociais... Quando isso acontece percebemos a criação de uma comunicação cada vez mais conflituosa,oriunda das falas,  ações desrespeitosas,do silêncio repleto de mágoas, ressentimentos...

Caso esses conflitos,  não sejam melhor olhados, desnudando as  suas razões, e, as ações para a resolução, sejam superficiais, surge o risco da  relação adoecer,  e se romper.

Torna-se necessário que o casal queira, realmente, modificar sua postura no falar, no ouvir, investindo, dentro do possível, mas de forma ascendente, em um comportamento voltado à negociação,em vez de ficar reforçando atitudes infantis e egocentradas, levando a relação amorosa ao adoecimento.

             Lígia Oliveira - terapeuta de casal e família

Nenhum comentário:

Postar um comentário