sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Casal/ Dificuldades/Terapia de Casal/Parte Dois



Nesse percurso da crise e das dificuldades não resolvidas, o distanciamento afetivo vai se cristalizando,e a conversa do casal empobrece dia a dia. Nessa cena vemos um tentando convencer o seu par das suas razões mais "certas", atribuindo ao outro a culpa pelos conflitos. Percebemos nesse estágio a criação de um ciclo vicioso de acusações e defesas mútuas,e a   diminuição das possibilidades de crescimento relacional.

 Assim sendo,quando esses casais procuram a Terapia de Casal trazem um clima de ansiedade, em função das inúmeras tentativas frustradas de melhoria relacional.

A Terapia de Casal, mediante postura acolhedora, trabalha, passo a passo, na compreensão da disfunção, avaliando as prioridades a serem conversadas, contextualizando os recursos e os limites do casal em crise.
Segue-se um ciclo de definição dos objetivos da terapia, ao mesmo tempo que se trabalha-se a redefinição de estratégias de enfrentamento das dificuldades de forma mais saudável.

É essencial que o casal transforme suas falas, antes "disputas verbais", dentro de uma postura menos competitiva, facilitando a compreensão e a reavaliação dos seus motivos, necessidade, crenças identificando nos problemas conjugais  os fatores que vão melhorar  ou manter a disfunção.

Para, tal a terapia de casal procura favorecer uma mudança comportamental, afetiva e emocional,  voltada à ampliação de vivências mais saudáveis .

             Lígia Oliveira - terapeuta de casal e família    


Nenhum comentário:

Postar um comentário