segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Terapia de Família - Quando Buscar Ajuda? RECIFE







Em algumas situações familiares o relacionamento está difícil. Os familiares podem estar passando por vivências como depressão, dependência química, dificuldade de comunicação, violência familiar, problemas financeiros, separação, recasamento, filhos com problemas de aprendizagem, luto, doença crônica na família...   Nesse momento, a família tenta alternativas procurando restabelecer o clima sadio.

Contudo, quando essas ações não trazem o resultado esperado, a crise persiste, e reforça a ampliação do problema no grupo familiar. Diante dessa situação complexa, uma ajuda profissional poderá facilitar  a compreensão dos fatores que alimentam à crise.

No processo terapêutico todos tem voz e vez. A terapia investe na ampliação da compreensão dos fatores dificultadores do relacionamento, como ainda, são identificados e compartilhados comportamentos voltados à ação criativa cooperativa de ações individuais e familiares que contribuirão para a melhoria do clima familiar .

 Podemos dizer que, de forma geral, são os seguintes os objetivos em uma Terapia Familiar:

Trabalhar a comunicação familiar para que todos os seus membros possam falar, abertamente, sobre seus conflitos, necessidades, medos, dúvidas, desejos, pedidos...

Trabalhar  as possibilidades de mudança como também as de aceitação familiar;

Trabalhar a compreensão para que todos entendam que o "problema" não é só de uma pessoa, vez que todos estão envolvidos no relacionamento familiar  e que os comportamentos individuais são influenciados pelo comportamento familiar e vice versa;

Trabalhar para que a família possa compreender e respeitar os limites, as possibilidades, diferenças e responsabilidades de cada um  e da família global;

Trabalhar as condições familiares para que juntos construam suas soluções.

As sessões acontecem semanal ou quinzenalmente, dependendo da demanda da família. O encontro tem duração de uma hora e deve ter como participantes todos os familiares. Em algumas situações podem ocorrer sessões individuais.

                       Lígia Oliveira - Terapeuta de família, casal e individual (psicanálise)
                   




.

2 comentários:

  1. Olá amiga, sou Jace Cavalcante Terapeuta de Família em formação na UFPE,como Virgínia Buarque,enfermeira e estudante de direito, e estou implantando e um núcleo de
    Terapia de Família e Casal no HUOC ( Hospital Universitário Osvaldo Cruz), serviço de acesso a todo o estado de Pernambuco. Pelo fato de ainda estar em formação está sendo providenciado a estrutura física, e procuro terapeutas que tenham vínculo com o HUOC, UPE e ou Prefeitura. Criei um blog (jaceterapeutadefamília.blogspot.com.br) para divulgar o trabalho e peço apoio aos militantes nesta causa, afim de justificar a necessidade da população pernambucana
    para este especialidade. Meus contatos são 95720686/ 93657352 / 85477423. Por favor me liguem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jace, bom dia

      Muito bom sentir sua motivação e seu empenho voltados ao crescimento da Terapia Familiar em Pernambuco.

      Parabenizo a ação da implantação do Núcleo de Terapia Familiar do HUOC, como também da criação do seu blog.Estamos precisando desses dois movimentos.

      Atendo no Grupo de Psicologia Integrada do Recife( GPI), Graças.Nossa equipe fundou o Serviço de Terapia Familiar do GPI( 2006).
      Atendemos dentro do formato Sistêmico, atuando juntos um terapeuta, um co- terapeuta( observador) e um membro reflexivo.
      Tem sido uma rica experiência para clientes e terapeutas.

      Conte comigo e com a nossa equipe na divulgação do núcleo como ainda como leitora do blog,pois a Terapia Familiar é parte das nossas vidas.

      Voltarei a entrar em contato.

      Grata, abraços, Lígia Oliveira- 99678834

      Excluir