sábado, 28 de setembro de 2013

Casal- Discutir a Relação




Nos dias atuais, o tema D. R., já tão conhecido como discutir a relação, por seu constante uso, vem sofrendo desgaste nos seus objetivos como também tem se atribuído muito peso à sua dinâmica. Talvez por alguns casais reforçarem a vivência dessas conversas como obrigação, trazendo assuntos já repetitivos e desgastados pela acusação. Fala que, na maioria das vezes, alimenta o distanciamento afetivo do par.

Na conjugalidade, ir  enfrentando  uma conversa gradativa dos assuntos ainda não trabalhados pode até trazer ao casal momentos de emoção, reforçar a  raiva, o medo, a ansiedade e o descontrole. Mas quem disse que esse é um caminho de ondas somente  serenas? É significativo então  que o casal queira investir energia no relacionamento, a partir de pequenos e contínuos atos de abertura e que essas ações sejam valorizadas e reconhecidas por ambos os parceiros.

 É essencial que nessa conversa  de enfrentamento um possa dizer para o outro o que sente, o que precisa, e o que pode ( desde de que tenha já refletido essas motivações internamente ). E a escuta de ambos seja tão curiosa quanto respeitosa.  Avalio que uma postura genuína de olhar de frente às dificuldades traz consigo uma necessidade temporária do  afastamento mútuo do poder.

 Quando só ficamos em uma postura de defesa ou de razão das certezas que nossa forma é a correta, e  adiando sempre essa busca,  com a desculpa de não ter chegado ao momento ideal, diminuímos as opções de troca e crescimento.

Será que investir, gradualmente, no processo de enfrentamento poderá ampliar nossos sentimentos e ações, como ainda facilitar a transformação das dificuldade em forças aliadas?

Reflexão:

O que reflete que é uma dificuldade sua que precisa ser mais olhada?

Em que condições voce trabalharia o enfrentamento  dessa dificuldade?

                  Lígia Oliveira- Lígia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário